top of page
Oceano

SOBRE
ONGAIA

Organização sem fins lucrativos ambiental, com estatuto de utilidade pública

MISSÃO & VISÃO.

Educar, inspirar e mobilizar a comunidade para a conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Vila Nova de Gaia.

Um mundo onde a diversidade da vida prospera e onde as pessoas agem para conservar a natureza pelo bem comum.

VALORES.

  1. Atuar e comunicar sempre com honestidade e transparência

  2. Respeito pelas pessoas, comunidades e culturas

  3. Trabalhar em colaboração com todos os sectores da sociedade para desenvolver soluções práticas de conservação

PRINCIPAIS
TEMÁTICAS
.

Educação Ambiental

Escolas, Universidades, Empresas, Associações Locais, etc.

Assumimos o compromisso de realizar ações educativas que habilitem as comunidades a incorporar práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente. Acreditamos que o conhecimento desempenha um papel fundamental na inspiraração de ações conscientes.

Resíduos

Estamos profundamente comprometidos em mitigar o impacto ambiental causado pelos resíduos. Através de iniciativas criativas, programas de reciclagem e sensibilização comunitária, trabalhamos incansavelmente para reduzir a produção de resíduos, promover a reutilização de materiais e fomentar práticas sustentáveis.

Água

Oceanos, linhas de água, rios

Comprometemo-nos a implementar ações para salvaguardar e reabilitar os ecossistemas marinhos. Por meio de iniciativas inovadoras, sensibilização através de campanhas e colaborações estratégicas, visamos enfrentar a poluição nos oceanos, fomentar práticas de pesca sustentáveis e preservar a diversidade biológica nas águas oceânicas.

Florestas

Estamos a trabalhar para a realizar ações substanciais para preservar e revitalizar os ecossistemas das nossas florestas como: projetos de reflorestamento, promoção educação ambiental e estabelecimento de parcerias. Com o objetivo de combater a desflorestação promover a preservação da biodiversidade presente nas florestas.

HISTÓRIA E
MARCOS
.

1989

Data de Fundação

  1. A Associação de Defesa da Praia da Madalena iniciou sua trajetória ambiental com a limpeza das rochas na Praia da Madalena, focando em remover destroços do porta-automóveis "Reijin" que encalhou em 1988. Desde então, a associação tem promovido diversas ações em defesa do meio ambiente, incluindo campanhas educativas e de sensibilização, priorizando crianças e jovens em idade escolar.

2018

Marcos Importantes

  1. Realização de Assembleia Geral de Sócios, para eleição dos órgãos sociais para o biénio 2018/19.

  2. Reunião com Sua Ex.ª, o Cônsul da Africa do Sul, no sentido de podermos efetuar um protocolo de colaboração com S. Tomé e Príncipe, para regenerar o “Rio Papagaio”.

2018

Ano de Viragem

  1. Fomos informados pela Agência Portuguesa de Ambiente, do levantamento de suspensão da Associação de Defesa da Praia da Madalena.

  2. Foi aprovado, por unanimidade, em Assembleia Geral de Sócios, a alteração de denominação da Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.

  3. Procedemos à realização da escritura pública de alteração da denominação de Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia –Associação de Defesa do Ambiente.

2019

Atualização da Denominção

  1. Aprovação, pela Agência Portuguesa do Ambiente, da alteração de denominação da Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia-Associação de Defesa do Ambiente, com o estatuto de Associação Não Governamental de Ambiente, de âmbito local.

  2. Publicação do Aviso nº 3243/2019, no Diário da República, II Série, nº 42, como ONGA de âmbito local.

2020

Como parte da Cidade

  1. Passamos a integrar o Conselho Municipal de Ambiente de Vila Nova de Gaia.

2021

Durante o Covid-19

  1. Assembleia Geral de Sócios, para eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2021/25.

  2. Realização de escritura pública de alteração dos Estatutos e Regulamento Interno da OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.

2022

Novas marés

  1. Foi publicada no Diário da República, 2ª Série, nº 16, Parte C, página 16, o Despacho n.º 912/2022, do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, o qual atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de Utilidade Pública à OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.

  2. Passamos a integrar a Comissão Consultiva, na qualidade de convidados, da 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Gaia.

  3. A OnGaia passou à qualidade de membro da Associação Nacional para a Cidadania – Cidamb.

  4. Membro do Centro de Estudos de Impactos da “Frente de Mar do Porto”, uma organização do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia (CITAR), ambos da Universidade Católica do Porto, que visam estudar os impactos climáticos na Frente de Mar do Porto (Matosinhos/Porto e Vila Nova de Gaia).

2023

Durante o Covid-19

  1. Deferimento do pedido de consignação fiscal em relação à coleta de IRS do ano 2023 e seguintes, pela Sr.ª Diretora Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira.

  2. Inscrita na plataforma “Erasmus + and European Solidarity Corps”.

bottom of page