SOBRE
ONGAIA
Organização sem fins lucrativos ambiental, com estatuto de utilidade pública
MISSÃO & VISÃO.
Educar, inspirar e mobilizar a comunidade para a conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Vila Nova de Gaia.
Um mundo onde a diversidade da vida prospera e onde as pessoas agem para conservar a natureza pelo bem comum.
VALORES.
-
Atuar e comunicar sempre com honestidade e transparência
-
Respeito pelas pessoas, comunidades e culturas
-
Trabalhar em colaboração com todos os sectores da sociedade para desenvolver soluções práticas de conservação
PRINCIPAIS
TEMÁTICAS.
Educação Ambiental
Escolas, Universidades, Empresas, Associações Locais, etc.
Assumimos o compromisso de realizar ações educativas que habilitem as comunidades a incorporar práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente. Acreditamos que o conhecimento desempenha um papel fundamental na inspiraração de ações conscientes.
Resíduos
Estamos profundamente comprometidos em mitigar o impacto ambiental causado pelos resíduos. Através de iniciativas criativas, programas de reciclagem e sensibilização comunitária, trabalhamos incansavelmente para reduzir a produção de resíduos, promover a reutilização de materiais e fomentar práticas sustentáveis.
Água
Oceanos, linhas de água, rios
Comprometemo-nos a implementar ações para salvaguardar e reabilitar os ecossistemas marinhos. Por meio de iniciativas inovadoras, sensibilização através de campanhas e colaborações estratégicas, visamos enfrentar a poluição nos oceanos, fomentar práticas de pesca sustentáveis e preservar a diversidade biológica nas águas oceânicas.
Florestas
Estamos a trabalhar para a realizar ações substanciais para preservar e revitalizar os ecossistemas das nossas florestas como: projetos de reflorestamento, promoção educação ambiental e estabelecimento de parcerias. Com o objetivo de combater a desflorestação promover a preservação da biodiversidade presente nas florestas.
HISTÓRIA E
MARCOS.
1989
Data de Fundação
-
A Associação de Defesa da Praia da Madalena iniciou sua trajetória ambiental com a limpeza das rochas na Praia da Madalena, focando em remover destroços do porta-automóveis "Reijin" que encalhou em 1988. Desde então, a associação tem promovido diversas ações em defesa do meio ambiente, incluindo campanhas educativas e de sensibilização, priorizando crianças e jovens em idade escolar.
2018
Marcos Importantes
-
Realização de Assembleia Geral de Sócios, para eleição dos órgãos sociais para o biénio 2018/19.
-
Reunião com Sua Ex.ª, o Cônsul da Africa do Sul, no sentido de podermos efetuar um protocolo de colaboração com S. Tomé e Príncipe, para regenerar o “Rio Papagaio”.
2018
Ano de Viragem
-
Fomos informados pela Agência Portuguesa de Ambiente, do levantamento de suspensão da Associação de Defesa da Praia da Madalena.
-
Foi aprovado, por unanimidade, em Assembleia Geral de Sócios, a alteração de denominação da Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.
-
Procedemos à realização da escritura pública de alteração da denominação de Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia –Associação de Defesa do Ambiente.
2019
Atualização da Denominção
-
Aprovação, pela Agência Portuguesa do Ambiente, da alteração de denominação da Associação de Defesa da Praia da Madalena para OnGaia-Associação de Defesa do Ambiente, com o estatuto de Associação Não Governamental de Ambiente, de âmbito local.
-
Publicação do Aviso nº 3243/2019, no Diário da República, II Série, nº 42, como ONGA de âmbito local.
2020
Como parte da Cidade
-
Passamos a integrar o Conselho Municipal de Ambiente de Vila Nova de Gaia.
2021
Durante o Covid-19
-
Assembleia Geral de Sócios, para eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2021/25.
-
Realização de escritura pública de alteração dos Estatutos e Regulamento Interno da OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.
2022
Novas marés
-
Foi publicada no Diário da República, 2ª Série, nº 16, Parte C, página 16, o Despacho n.º 912/2022, do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, o qual atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de Utilidade Pública à OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente.
-
Passamos a integrar a Comissão Consultiva, na qualidade de convidados, da 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Gaia.
-
A OnGaia passou à qualidade de membro da Associação Nacional para a Cidadania – Cidamb.
-
Membro do Centro de Estudos de Impactos da “Frente de Mar do Porto”, uma organização do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia (CITAR), ambos da Universidade Católica do Porto, que visam estudar os impactos climáticos na Frente de Mar do Porto (Matosinhos/Porto e Vila Nova de Gaia).
2023
Durante o Covid-19
-
Deferimento do pedido de consignação fiscal em relação à coleta de IRS do ano 2023 e seguintes, pela Sr.ª Diretora Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira.
-
Inscrita na plataforma “Erasmus + and European Solidarity Corps”.